A data que tem se popularizado a cada ano, tem potencial para ganhar relevância em 2018, assim como a Black Friday fez em 2015
O Google acaba de divulgar uma pesquisa para compreender o comportamento do brasileiro na data mais importante do varejo no primeiro trimestre, o Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março.
A data que tem se popularizado a cada ano, tem potencial para ganhar relevância em 2018, assim como a Black Friday fez em 2015.
Em 2014, apenas 27% dos consumidores conheciam a Black Friday, já no ano seguinte, o número saltou para 56%. Apenas 30% dos brasileiros conheciam o Dia do Consumidor no início de 2018, mas quando a data é explicada, 81% afirmam que desejam comprar.
Entre quem pretende consumir na ocasião, 32% farão isso online e 31% pretendem adquirir itens em lojas físicas e internet.
As buscas pela data começam cada vez mais cedo e crescem todo ano, comprovando que os consumidores já estão mais informados sobre a data. Em 2017, o crescimento de buscas por produtos na data foi de 23% e o por varejistas foi de 15%, em comparação com 2016.
O brasileiro pretende gastar em média R$ 690, sendo que 13% dos consumidores irá desembolsar entre R$1000 e R$ 2000.
As TVs são o produto que 12% dos usuários desejam ver em promoção no Dia do Consumidor, atrás somente dos Smartphones (24%) e Roupas e Calçados (16%).
Livros, eletrodomésticos e cosméticos e perfumaria estão entre as categorias mais vendidas, com 14%, 12% e 11% respectivamente. Eletrodomésticos lideram o faturamento com 21%. Em geral, eletroeletrônicos são os produtos que tem maior crescimento nas Buscas no Dia do Consumidor, quando comparados com a média do primeiro trimestre. Desktop PCs, Laptops e Eletroportáteis lideram a categoria com 21%, 20% e 18% de crescimento, respectivamente.
Smartphones são os produtos que os consumidores mais esperam ver em promoção (24%), seguidos de roupas e calçados (16%)
50% dos consumidores esperam ver promoções de alimentos e bebidas no Dia do Consumidor
Nos últimos dois anos, ocorreu um pico de downloads por apps de varejistas três dias antes do Dia do Consumidor, e esse patamar foi sustentado até depois do evento em 2017.